QUAIS EXAMES NORMALMENTE FAZEM PARTE DO CHECKUP PÓS-OPERATÓRIO?

Após 6 meses da operação bariátrica e depois, a cada período de um ano, os pacientes devem fazer exames de controle pós-operatório. 

Eles são importantes para que vejamos a evolução da saúde do paciente. Problemas que existiam antes da cirurgia, como esteatose hepática (gordura no fígado), poderão ser acompanhados pois o provável é que sejam resolvidos. 

Além disso, os exames também se prestam a descartar o surgimento de agravos à sua saúde como, por exemplo, surgimento de cálculos na vesícula biliar ou o aparecimento de refluxo gastroesofágico. 

Por fim, os exames são feitos para investigar a causa de sintomas que o paciente esteja apresentando. Por exemplo, se o paciente estiver tendo ardência ao urinar, um exame de urina poderá ser solicitado para avaliar se ele não está com uma infecção urinária.

A cada época de fazer exames, nós lhe forneceremos as requisições para fazer os referidos exames e avaliaremos os resultados.

Segue a lista dos exames mais usuais: 

  1. Endoscopia Digestiva Alta com Teste da Urease
  2. Ultrassonografia de Abdome
  3. Exames laboratoriais: Hemograma completo, Glicose, Creatinina, TSH, TGO, TGP, GGT, Colesterol Total e frações, Fosfatase alcalina, Ferritina, PTH, Vitamina B12, 25OH-Vitamina D, Zinco, Ácido fólico, Ácido Úrico, Sumário de Urina