VERDADES SOBRE REGANHO DE PESO APÓS A OPERAÇÃO

Cerca de 10 a 15% dos pacientes que são operados de cirurgia bariátrica podem voltar a engordar de forma significativa. Ou seja, cirurgia bariátrica não é a prova de falhas e nós sabemos quais são as causas desse reganho na grande maioria das vezes. 


Os motivos principais para voltar a ganhar peso são: 

1. consumo aumentado de carboidratos, especialmente os doces 

2. bebidas alcoólicas 

3. o hábito de "beliscar" comida, isto é, o comer compulsivo em que o paciente come pequenas porções mas em intervalos pequenos 


Observe que estas 3 causas, não por coincidência, são geralmente apenas a superfície de um problema mais profundo: os distúrbios emocionais. É que descontar nos doces, no álcool e o comer compulsivo são manifestações de ansiedade e, às vezes, depressão. 

Quando o paciente reganha peso por estes motivos, o tratamento não é reoperação, mas sim corrigir os hábitos e - tão ou mais importante - a busca de ajuda psicológica. Somente em raras ocasiões, a causa para o paciente reganhar peso é algum problema técnico na operação em si, como por exemplo, um coto remanescente do estômago que tenha ficado grande ou uma anastomose larga entre o estômago e o intestino. Somente nestas raras vezes é que vale a pena corrigir o problema através de uma reoperação. 

Em resumo, alcoólatras, etilistas pesados, viciados em doces ou refrigerantes e pessoas com comer compulsivo deverão corrigir estes hábitos porque, caso contrário, suas operações terão sido em vão. O comer compulsivo deve levar o paciente a procurar ajuda de psicólogo ou psiquiatra. Por fim, fatores como a falta de atividades físicas, a falta de sono ou ainda hipotireoidismo podem contribuir para resultados indesejados. Importante é o paciente entender que depois de operado necessitará manter-se sempre vigilante com estes 3 vilões: álcool, carbohidratos e beliscar.