Sim, é possível e realmente nós temos operado muitos pacientes de outras cidades e estados. As preocupações que existem nestes casos são:
A necessidade de uma primeira consulta: O paciente precisa entrar em contato para que possa passar informações detalhadas de seu caso, para que nossa equipe possa confirmar se ele se encontra dentro dos critérios clínicos aceitos para indicar o tratamento cirúrgico.
Esse contato pode ser através de uma consulta médica PRESENCIAL que o paciente pode agendar por telefone na clínica onde atendemos ou ainda através de consulta médica ONLINE, que é agendada através de nossa assistente.
Nessa consulta, teremos uma conversa detalhada para conhecer seu caso e para passagem de mais informações sobre a operação. Neste momento, a operação pode ser melhor explicada, dúvidas esclarecidas e mitos desfeitos. Ao final desta consulta, quer tenha sido online ou presencial, faremos a solicitação de exames pré-operatórios.
O paciente poderá fazer seus exames pré-operatórios em Teresina ou se mais conveniente ou necessário, poderá voltar a sua cidade levando as requisições e fazê-los lá. Normalmente não exigimos que os exames sejam feitos aqui. Também, ao fim da consulta, faremos a solicitação dos pareceres pré-operatórios.
Aqui, novamente, o paciente pode optar por obter estes pareceres em sua cidade ou em Teresina, ocasião em que podemos recomendar os profissionais de nossa equipe multidisciplinar.
Os pareceres que podem ser obtidos em sua cidade sem nenhum problema são o do cardiologista, pneumologista, endocrinologista e psiquiatra (ou psicólogo). Contudo, o parecer da nutricionista, por ser muito específico para pacientes bariátricos, precisa ser obtido com uma das que trabalha conosco.
A solicitação da guia ao convênio Com exames e pareceres em mãos, o paciente os envia para nós através de Email ou WhatsApp. Na sequência, solicitamos a autorização da operação ao convênio do paciente. Os trâmites variam conforme cada convênio, sendo que alguns autorizam de imediato enquanto outros demoram até 4 semanas. Uma vez autorizada a cirurgia, o paciente entra em contato conosco para agendarmos a data. Se a operação for particular não há necessidade desta autorização de forma que já poderemos deixar a data da operação agendada de imediato.
A recuperação pós-operatória inicial antes de o paciente poder viajar de volta Normalmente, o paciente opera em um dia e tem alta hospitalar no dia seguinte. Depois disso, nós costumamos ver o paciente entre 5-10 dias após a operação. O ideal seria se o paciente pudesse ficar este período em nossa cidade para ser acompanhado conosco. Infelizmente, para alguns pacientes isso é impraticável. Nestes casos, outra opção é realizar a consulta de controle pós-operatório de forma online, quando o paciente já estará no conforto de seu lar.
O controle pós-operatório regular e de longo prazo De acordo com a facilidade e proximidade da cidade do paciente procuramos uma agenda de retornos pós-operatórios que torne possível suas vindas para o controle de longo prazo ou, alternativamente, através de consultas online.
Outra opção que também pode ser utilizada é o paciente fazer seu controle pós-operatório com algum médico em sua própria cidade não necessitando ele ser especialista em cirurgia bariátrica. Neste caso, colocamo-nos à disposição dele para passarmos explicações, informações pertinentes e eventual esclarecimento de dúvidas. O ideal é que este seja um endocrinologista ou cirurgião do aparelho digestório. Agora, importante, é que mesmo nestes casos, o paciente depois possa voltar pelo menos uma vez anualmente para controle pós-operatório com nossa equipe.
Quanto tempo demora em média todo este processo entre a consulta e a operação? É claro que a resposta varia em função de alguns detalhes, mas geralmente se o paciente estiver em Teresina exclusivamente para o pré-operatório, ele gasta em torno de 7 dias da primeira consulta até a cirurgia, mais um dia no hospital e depois aproximadamente uma semana até ser liberado para poder viajar.
No entanto, se o paciente já vier de sua cidade trazendo todos os exames e pareceres, ele poderá vir com a operação agendada e, nesse caso, basta chegar um ou dois dias antes, passará mais um dia no hospital e depois mais 7 dias, em média, até poder viajar de volta.