POSSO SER OPERADO? QUEM NÃO PODE SER OPERADO?

Para saber se pode ser operado o paciente precisa antes calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC). Este é calculado dividindo-se o peso (em Kg) pelo quadrado da altura (em metros). 

Ou seja:

  • IMC=peso ÷ altura2

Depois de calculado o IMC, se o resultado for acima de 40 (obesidade mórbida) ele pode ser operado. Nos casos em que o IMC ficar acima de 35 mas abaixo de 40 (obesidade grau II), o paciente poderá ser operado apenas se tiver alguma doença causada  ou agravada pela obesidade (também chamada de co-morbidade). Exemplos disso são: hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis de colesterol ou triglicerídeos, etc.

Nos pacientes com IMC abaixo de 35, não há indicação de tratamento cirúrgico (exceto em casos de diabetes com dificuldade de controle). Nestes casos, o paciente deve buscar o tratamento com endocrinologista, nutricionista, psicólogo, educador físico, etc.

Na faixa etária entre 18 e 60 anos não há problemas extras relacionados à idade. Contudo, os pacientes que tiverem menos de 18 ou mais de 60 anos precisam ser melhor avaliados quanto a riscos e benefícios da operação, com cuidado especial quanto ao aspecto psicológico nos adolescentes e riscos cardiovasculares nos demais;

Pacientes que tenham câncer não controlado, ou doença grave ou debilitante com elevado risco cirúrgico ou mesmo problemas psiquiátricos mais sérios não devem ser operados;

Para ser candidato à operação, o paciente também precisa ter excluídas as causas endócrinas que levam à obesidade como por exemplo hipotireoidismo ou doenças da glândula adrenal.