Após a operação bariátrica é esperada uma grande perda de peso e um dos medos frequentes dos pacientes é sobre a flacidez decorrente e a possibilidade ou necessidade de serem submetidos depois a uma cirurgia plástica reconstrutora.
OS LOCAIS DO CORPO QUE MAIS PODEM NECESSITAR DE CIRURGIA PLÁSTICA COSTUMAM SER ABDOME E MAMAS. MENOS FREQUENTEMENTE, COXAS E BRAÇOS |
Os pacientes que provavelmente vão ficar com mais flacidez e, portanto, talvez precisar da cirurgia plástica depois são:
(1) Os que tenham IMC acima de 45 costumam ficar com mais excesso de pele;
(2) Os que tenham mais idade, porque os pacientes jovens têm a pele com
mais elasticidade e menos tendência a flacidez e estrias;
(3) Os que não fizerem atividade física, porque os músculos adquiridos com ela podem compensar e preencher parcialmente o espaço que era da gordura perdida;
(4) Os que tenham predisposição genética, mas esse fator costuma ser imprevisível;
Só se recomenda fazer a cirurgia plástica depois que o peso estabilizar, o que acontece usualmente por volta de um ano a um ano e meio depois da bariátrica. Finalmente, a necessidade de cirurgia plástica reconstrutora depende subjetivamente do desejo do paciente porque alguns podem ficar com bastante flacidez e ainda assim não se incomodarem, enquanto outros ficam muito bem, com mínima flacidez, mas talvez queiram procurar o cirurgião plástico.
Por último, saiba que embora os planos de saúde tenham a obrigação de autorizar as cirurgias reconstrutoras, normalmente eles geram muitas dificuldades ou impecilhos para a sua realização. Não constuma ser fácil a autorização destes procedimentos.